- Detalhes
- Visualizações: 314
Partilhar Emoções e Abrir Corações: Refletir sobre a Neurodiversidade - 2.ª Tertúlia
No passado dia 18 de junho, decorreu na Escola Básica Quinta dos Loios a 2.ª Tertúlia para pais e encarregados de educação de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) do nosso Agrupamento. Como da primeira vez, a organização e a dinamização estiveram a cargo das professoras de Educação Especial Isabel Romeiras, Teresa Cabeça e Paula Anes. Neste segundo momento de reflexão procurou-se abordar os desafios para as Famílias e para a Escola no início do ano letivo. Desta forma, esta tertúlia teve como principais objetivos: sensibilizar a comunidade educativa para os desafios vivenciados pelas famílias e alunos no regresso às rotinas escolares; promover a cooperação entre Escola-Família; incentivar a partilha de experiências e refletir sobre os recursos disponíveis na comunidade para apoiar estas famílias.
Para além do importante contributo dos pais, contámos com a participação de três tertulianas convidadas: a Enfermeira da Saúde Escolar, Saquina Pestamgy; a Coordenadora do CRI e Terapeuta Ocupacional, Célia Pereira e, a Diretora Técnica do ERPI, formadora e mãe, Rita Tapadinhas. Em nome do Agrupamento, as professoras de Educação Especial agradecem a presença de todos os participantes neste valioso momento de partilha. Um especial obrigada às tertulianas convidadas pelo seu contributo fundamental na concretização e enriquecimento deste evento. Iniciativas como esta evidenciam a importância da articulação sólida entre Escola-Família-Comunidade, constituindo-se um pilar fundamental para a promoção de uma escola mais inclusiva, de todos e para todos os alunos e, sociedades mais conscientes para a diferença. As professoras de Educação Especial Isabel Romeiras, Teresa Cabeça e Paula Anes.
- Detalhes
- Visualizações: 582
Nasceu a nossa Horta!
Do espaço, à terra, às sementes e pequenas plantas, a nossa horta começou a crescer! Tudo começou com a preparação de um cantinho na escola. Aos poucos, a terra ganhou forma e com a instalação de um sistema de rega gota a gota, este cantinho ficou mais sustentável. Com a reutilização de paletes recicladas, foram construídos diversos canteiros e uma vedação para que tudo fique protegido. Cada turma escolheu o seu pequeno canteiro, onde semeou com entusiasmo diversos legumes, vegetais e ervas aromáticas. E porque a horta também tem cor e cheiro, à volta da vedação foram plantadas amoras silvestres, physalis, muitos girassóis e malmequeres. Foram construídas placas de identificação dos produtos biológicos. Este lindo espaço, também tem uma amoreira que alimenta os bichos-da-seda dos alunos do pré-escolar e dos melros que fazem nos ramos seus ninhos. Este cantinho é mais do que uma horta, é um espaço de aprendizagem viva, onde se cultiva a responsabilidade, o trabalho em equipa, o respeito pela natureza e o valor da alimentação saudável. Em breve, esta linda e pequena horta também vai ter nome e quem sabe… até uma pequena colheita para partilhar!
- Detalhes
- Visualizações: 607
“Únicos e Especiais” da Associação NÓS - EB1/ JI Quinta dos Loios
Os alunos do 3.º A da EB1/JI Quinta dos Loios participaram na sessão do projeto “Únicos e Especiais” da Associação NÓS – Ação do Serviço Educativo Municipal. De uma forma única e divertida foi transmitida a importância da empatia e do respeito pelos outros, com vista a todos promovermos a inclusão no dia a dia. Mesmo com as nossas diferenças, todos somos únicos e merecedores de respeito e empatia. Todos somos “Únicos e Especiais”.
- Detalhes
- Visualizações: 748
Cantinho Snoezelen do CAA - Escola Básica Quinta dos Loios
No dia 29 de janeiro, a equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), apresentou à escola o seu novo espaço, "O Cantinho Snoezelen", um projeto pensado com intuito de inovar a sala ao nível da organização e funcionalidade, criando assim um espaço multisensorial que permitirá aos nossos alunos, a estimulação dos vários sentidos, através de efeitos luminosos, música relaxante e materiais de texturas variadas. Este ambiente proporcionará a redução da agitação, da ansiedade e estimulará a comunicação. A sensação de bem-estar e lazer promoverá a capacidade de escolha, diminuição de alterações e perturbações de comportamento, bem como o aumento do tempo de atenção e concentração. O cantinho também poderá estimular a cognição e interação social.
A consecução deste projeto foi possível com o apoio de todos os elementos da Direção do Agrupamento, da Coordenação de Escola e do Departamento de Educação Especial. O cantinho começou a crescer com o financiamento da Direção e posteriormente a partir das verbas obtidas na venda de materiais às famílias e restante comunidade educativa, durante a "Feirinha da Inclusão", realizada na Festa de Natal da Escola. A TODOS o nosso ESPECIAL obrigada! 💗
- Detalhes
- Visualizações: 846
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro 2025
Para assinalar a data e consciencializar os alunos e a comunidade escolar da Escola Básica da Quinta dos Loios, para a importância da Inclusão de todos, a equipa de docentes de Educação Especial realizou ao longo da semana várias atividades nas salas do pré-escolar e em algumas turmas do 1.º ciclo. Neste sentido, os alunos assistiram à curta-metragem “Ian”, à leitura e exploração de histórias intituladas, “A Melhor Forma” (1.º ciclo); e “Um Pedacinho de Nós” (Pré-escolar). Estas serviram como ponte de partida às restantes atividades. No pré-escolar os alunos ainda pintaram com as mãos, pés, boca e olhos tapados, desenharam marcadores de livros e em família decoraram uma parte de um pedaço de tecido para construção da manta de retalhos. No 1.º ciclo os alunos decoraram uma forma geométrica com a família e completaram a frase: “A diferença ensina-nos…”. Após apresentadas as formas às turmas, foram realizados debates de forma a ouvir as “ideias” dos alunos sobre a inclusão de todos e por fim construído um mural coletivo.
Estas atividades possibilitaram aos alunos a reflexão sobre a deficiência e as diferenças dos indivíduos e, que na existência de deficiência ou diferenças também há qualidades. Os trabalhos realizados encontram-se expostos no átrio da escola, para sensibilizar os alunos para a necessidade de promoção da inclusão de todos os indivíduos quer no contexto escolar, quer na sociedade em geral.
- Detalhes
- Visualizações: 917
EB Quinta dos Loios - Dia Mundial da Alimentação 2024
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, na Escola Básica Quinta dos Loios, preparou-se, batidos de fruta, sumo de laranja e degustou-se uma compota de um dos frutos da época, o marmelo, acompanhada de tostas e bolachinhas. Os alunos do pré-escolar, durante a semana, exploraram diversos conceitos relacionados com a alimentação: tamanhos, formas, quantidades, texturas, cheiros, sabores, números e letras. Registaram em grande grupo as suas preferências, com a história de Eric Carle: " A Lagartinha muito comilona". Recortaram e colaram alimentos mais e menos saudáveis. Por fim, construiram os individuais que vão utilizar no refeitório, ao almoço. Também fizeram "pinturas ao vento" com tintas naturais dos alimentos. Foi super divertido! No âmbito do apoio no CAA, os alunos analisaram os folhetos de supermercados e identificaram alimentos saudáveis, recortaram e colaram em pratos de papel. Terminaram a atividade com a construção de um tabuleiro com uma refeição saudável.