Breves
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

Destaques

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Histórias Vividas e Contadas do 25 de Abril na EB1/ JI n.º 1 Lavradio

25abril historias

José Encarnação foi o primeiro convidado das "Histórias Vividas e Contadas do 25 de Abril", que, durante este mês, comemoram, nas escolas do Concelho, a Revolução dos Cravos. O barreirense esteve na manhã de hoje, quarta-feira, 18 de abril, a conversar com duas turmas do 4º ano, da EB Lavradio nº 1. Esta é a primeira de muitas "aulas", sobre a Revolução dos Cravos com alunos de estabelecimentos de ensino do Barreiro, que decorrerão ao longo deste mês que comemoram a Liberdade. Para além de José Encarnação, as “Histórias Vividas do 25 de Abril” serão, ainda, conduzidas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Vereador João Pintassilgo, João Raio, António Sousa Pereira, José Caetano, barreirenses que viveram, de uma forma ativa, e na primeira pessoa, o período anterior e a própria Revolução de Abril. Esta iniciativa é dirigida aos alunos das escolas públicas do Concelho, do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico, de forma a sensibilizá-los para a importância da Revolução de Abril, enquanto momento mais marcante da História contemporânea de Portugal.

Adaptado de Rostos online

User Rating: 0 / 5

Jogo pedagógico Écomlógica

ll

Jogo pedagógico sobre sustentabilidade ambiental, reciclagem, mobilidade, água, resíduos, etc… Colaborem e doem os vossos pontos ao Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho, que está a concorrer com mais 29 escolas para ganhar um painel solar. O jogo pode ser instalado em telemóvel android ou em PC.

PARTICIPEM! Até 23 de maio!

User Rating: 0 / 5

Atribuído Selo Europeu de Escola eTwinning ao Agrupamento Álvaro Velho

awarded etwinning school label

O Agrupamento de Escolas Álvaro Velho obteve o galardão de Selo Europeu de Escola eTwinning, tendo sido das primeiras escolas a receber o mesmo, de um total de 1257 escolas europeias, das quais 53 escolas portuguesas! O Selo de Europeu de Escola eTwinning é atribuído em reconhecimento de trabalho individual de professores e alunos em projetos europeus e do trabalho desenvolvido a nível escolar, avaliando o envolvimento, compromisso e dedicação não só de alguns eTwinners dispersos, mas de equipas de professores e dirigentes da mesma escola.

Congratulations on the success of your school obtaining the award of the eTwinning School Label 2018- 2019. It is a great achievement by all the eTwinning team in your school and an example to all schools in the eTwinning Community.

The official announcement will be made on the eTwinning.net Portal this week. There will be an special press release about the award at European level and the news will also be on the Erasmus + Facebook page.

The eTwinning School Label may be used by you on your website, your profile, publications etc.

Once again congratulations as the first set schools to receive this new award, a wonderful achievement

The eTwinning Team

Parabéns a todos os docentes e alunos envolvidos nas diversas iniciativas que contribuíram para este feito!

User Rating: 0 / 5

Colabora com o Agrupamento no Projeto Ventos de Poupança

ventos poupa

Este projeto assume especial relevância no âmbito da sensibilização, formação, educação e incentivo para que os jovens exerçam a sua capacidade de mobilização, enquanto agentes centrais da mudança junto das comunidades escolares, em torno das boas práticas no consumo de energia, em temáticas como a eficiência energética, energias renováveis, alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável considerando o seu desempenho energético um potencial fator de diferenciação e de valorização social.

Competição Ventos de Poupança - 1.ª Fase

AEAV NO 7º LUGAR NACIONAL 1.ª FASE

A Competição “Ventos de Poupança 2 é uma iniciativa da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (OESTESUSTENTÁVEL), entidade promotora, e de diversos parceiros… entre eles a Agência Regional de Energia do Barreiro, Moita e Montijo (S.ENERGIA), no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Tendo o nosso Agrupamento participado na Competição, sob a coordenação da professora Helena Pires e do seu Clube “Ecoamigos da Natureza, é com enorme agrado que fomos informados que o nosso Agrupamento alcançou o 7º lugar nacional na 1ª Fase da competição, tendo conquistado um kit de monitorização de energia elétrica. Iremos agora aguardar o início da 2ª fase da competição para continuarmos a promover os valores do desenvolvimento sustentável e da poupança energética.

Preenchimento de Inquérito

"Agradecemos a participação de toda a comunidade educativa no projeto "Ventos de poupança 2" com o preenchimento deste inquéritoApela-se  a que toda a família participe uma vez que o número de inquéritos preenchidos é um dos requisitos de avaliação deste projeto. Ainda a referir que a escola tem um clube de energia. O CLUBE "ECOAMIGOS DA NATUREZA" AGRADECE A COLABORAÇÃO.

O inquérito encontra-se no seguinte linkhttp://bit.ly/vp2questionario

User Rating: 0 / 5

Pautas da Avaliação do 2.º período

pauta

Encontram-se afixadas, a partir do dia 29 de março, nos respetivos estabelecimentos de ensino as pautas de avaliação referentes às quatros escolas do Agrupamento. 

Mais se informa os encarregados de educação que, à imagem do sucedido desde o início deste ano letivo, poderão consultar os dados avaliativos (bem como assiduidade, comportamento, data de fichas de avaliação, etc.) dos seus educandos através do Portal do Agrupamento na Secção »»Inovar Consulta [link externo]«« (estão disponíveis instruções de acesso no link "Ajuda"). Para aceder à informação do seu educando necessitará do número de processo do mesmo que se encontra no cartão escolar do aluno no caso de ser do 2º ou 3º ciclo (a seguir à letra P) ou na pauta que se encontra afixada nas escolas no caso de ser do 1º Ciclo.

User Rating: 0 / 5

Dia Mundial da Árvore - 21 de Março

APEEAEAV Mata da Machada

A estreita colaboração com a APEEAEAV e a Câmara Municipal do Barreiro resultou, para as turmas de 3.º ano das nossas escolas de 1.º CEB, numa  aprendizagem integrante e socializadora na Mata da Machada.

Um relato, como tantos outros... "Foi um dia  divertido e onde aprendemos imensas coisas sobre a flora e a fauna existente na Mata da Machada. Fizemos uma árvore, plantámos uma arvore e fizemos jogos de reconhecimento relacionados com a flora e fauna. Até aprendemos a contar a idade das árvores. Ainda trouxemos uma recordação: A abelha! Ah! E dançámos ao ar livre.... Queremos repetir!".

As turmas de 3.º ano.

User Rating: 0 / 5

OPEN DAY NA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DO BARREIRO

8337290C DE51 4ECF BCF3 D29ACD94A518

Por solicitação do nosso parceiro EST BARREIRO-IPS divulgamos a informação infra destinada a alunos de 9º ano e respetivas famílias bem como professores. Estamos a dirigir este evento a alunos do 9º ao 12º ano, interessados nas nossas áreas de formação, mas também aos seus pais, outros familiares e professores. Será possível conhecerem melhor as nossas instalações, realizar atividades nos nossos laboratórios e poderem conversar com os coordenadores de curso para esclarecer todas as dúvidas que tenham. Gostaríamos de pedir o vosso apoio da divulgação desta iniciativa. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição, bastando para tal envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até final da próxima semana.

14 ABRIL 2018 - Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

9h30 | Sessão de acolhimento (estudantes, pais e acompanhantes)

10h00 | Visita à escola (estudantes, pais e acompanhantes)

10h30-12h30 | Circuitos de atividades (para estudantes)

  • Bioinformática
  • Biotecnologia
  • Engenharia Civil
  • Tecnologias do Petróleo

11h00-12h30 realiza-se ainda o Workshop "Azeite: qualidade, nutrição e saúde", com sessão prática de análise sensorial de azeites (para pais e acompanhantes).

Nota: também é possível a participação apenas neste workshop, para quem não pretenda participar nas restantes atividade.

User Rating: 0 / 5

Concurso de leitura - primeira fase

leitor cartoon

Os alunos das turmas do 5.° e do 6.° ano de escolaridade concluíram na sexta-feira, dia 16 de março, a primeira fase do concurso de leitura. O melhor leitor de cada turma irá participar no inter-turmas de leitura a decorrer no 3.° período. Parabéns a todos os alunos: aos que leram e aos que ouviram, numa demonstração de que a leitura mobiliza conhecimentos, melhora o vocabulário e une as pessoas.

A coordenadora da biblioteca escolar,

Maria Margarida Encarnação.