Sociedade
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Destaques

Votos do utilizador: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa

Retrato de Portugal - 2017

 

miniretrato retrato portugal 01 pt

 

Já está disponível o novo Retrato de Portugal (versão 2017). Um resumo de indicadores desde 1960 até à atualidade, números que contam a nossa história. Foram feitas infografias sobre diferentes indicadores da sociedade portuguesa (ver anexos). Disponível online, permite o acesso directo aos dados estatísticos publicados na Pordata (em anexo versão .PDF). 

Um e-book, elaborado em parceria com a Agência Lusa, com números vários que refletem Portugal em 1986 e na atualidade.

COMO O PAÍS SE SITUA FACE À UNIÃO EUROPEIA E AOS OUTROS ESTADOS-MEMBROS (infografia)

Nascer em Portugal (site)

O número de nascimentos aumentou ligeiramente em 2015 e em 2016, depois de ter estado constantemente a descer desde 2010. Ainda assim, a idade média das mães ao primeiro filho continua a aumentar: as mulheres portugueses são mães 10 anos mais tarde do que em 1980... (mais recursos)

Anexos:
Access this URL (http://alvarovelho.net/index.php/recursos/documentos/send/23-populacao-e-demografia/433-retrato-portugal-2017)433-retrato-portugal-2017[PORDATA-edição 2017]0 kB
Download this file (quem_somos_como_vivemos.pdf)quem_somos_como_vivemos.pdf[Representação gráfica da população de Portugal em 2016 e ao longo do tempo, a partir de indicadores estatísticos seleccionados.]387 kB

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa

Dia Universal dos Direitos da Criança - 20 de novembro

ImagemHeroPT

Artigo 1 ‐ “Criança é todo o ser humano menor de 18 anos.”

No dia 20 de Novembro – aniversário da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança – as crianças irão fazer ouvir as suas vozes em solidariedade para com as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis do mundo. Crianças e jovens de todo o mundo unem-se para ajudar a proteger a vida de crianças, lutar pelos seus direitos e para as ajudar a desenvolver o seu potencial máximo. É um dia divertido com uma mensagem séria, no qual as crianças irão chamar a atenção para os desafios mais prementes que a sua geração enfrenta.

Desafiamos os professores e os professores bibliotecários a dinamizar sessões sobre os Direitos da Criança, criando espaços de debate (na biblioteca, em sala de aula ou em assembleias) para as crianças e jovens expressarem a sua opinião sobre questões que afetam as suas vidas em Portugal e no mundo.

A UNICEF Portugal disponibiliza um kit com propostas de atividades.

Vídeo comemorativo do Dia Universal da Criança

Ver vídeo numa nova janela...