Guias Crescer em Rede

Programa / Guia

Guias Crescer em Rede

Apoio à formação continuada de professores para adoção de tecnologias digitais no contexto educacional.



Vivemos um momento importante da história da humanidade, onde o advento de novas tecnologias e a disseminação da Internet, traz uma nova dinâmica para a sociedade, impactando a forma como acessamos informação, interagimos uns com os outros, produzimos conhecimento e aprendemos.

As crianças e jovens que estão conosco hoje na escola têm acesso a uma quantidade muito maior de informações, têm um pensamento não linear, são mais críticos, questionadores, adoram desafios e precisam de feedback permanente. A tecnologia faz parte do seu cotidiano, não param para entender para que elas servem, simplesmente, usam!

A escola precisa não só adotar tecnologias digitais, mas repensar suas estratégias de ensino para que possa atender ao seu objetivo máximo que é preparar seus alunos para dar continuidade aos seus estudos, ingressar no mercado de trabalho e exercer sua cidadania, como prevê a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Brasileira.

Os Guias Crescer em Rede foram elaborados com a ideia de vir a colaborar com este cenário, propiciando momentos de reflexão, tendo não só como foco as tecnologias digitais, mas também refletir como, a partir delas, os professores podem trazer uma nova dinâmica para suas aulas, de forma a envolver os alunos em processos significativos de aprendizagem.


A proposta dos Guias Crescer em Rede

Os guias visam auxiliar na organização de um grupo de estudos na escola, liderado por um professor que já tenha mais familiaridade no uso de novas tecnologias em estratégias de ensino e que tenha o desejo de colaborar com seus pares para que se desenvolvam.

Sua organização

Os guias estão organizados em 10 a 12 encontros. A ideia é que, a cada encontro, os professores tenham a oportunidade de refletir sobre uma ferramenta tecnológica, conheçam seus recursos básicos e planejem estratégias de trabalho junto aos alunos.

“Esperamos que este seja um ponto de partida para uma prática de formação continuada mais sistematizada na escola, fazendo com que os momentos de planejamento se reflitam em momentos ricos de reflexões e práticas que impactem na aprendizagem dos alunos”


Acesso aos Guias Crescer em Rede

Os Guias estão disponíveis para download atráves do link abaixo:

DESTAQUE

OUTROS

Insira seus dados para fazer o download

Instituto Crescer - © 2024 Todos os direitos reservados