Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL

User Rating: 0 / 5

Visita ao Museu Nacional do Azulejo

visita museuazulejo 

No passado mês de fevereiro, os alunos dos 6.º e 8.º anos de escolaridade, da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, visitaram o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, considerado um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, e pelo edifício ímpar em que se encontra instalado, o antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor.

Promovida pelo Departamento de Matemática, esta visita teve como objetivos dar a conhecer o acervo museológico, desenvolver nos alunos o gosto pela arte e pela preservação do património e da memória coletiva, bem como promover momentos de aprendizagem, em contexto de interdisciplinaridade.

No âmbito do estudo das ISOMETRIAS DO PLANO, esta visita pretendeu igualmente motivar para a aprendizagem de conceitos fundamentais de Geometria e propiciar o desenvolvimento do sentido espacial, com ênfase na visualização e compreensão de transformações geométricas e suas propriedades, em contexto de exploração de azulejos.

Num trabalho articulado com o Serviço Educativo do Museu, os alunos foram convidados a conhecer a história do Azulejo em Portugal e as várias técnicas de produção de azulejos, assim como a sua evolução ao longo da história. Tiveram ainda oportunidade de explorar o edifício de forma a compreender o seu valor patrimonial, cultural e artístico, numa visita pela descoberta.

Organizados em equipas, através de um percurso desafiante e divertido (Peddy e Paper) pelo Museu e Convento da Madre de Deus, os alunos procuraram dar resposta a um conjunto de questões, mediante a leitura e descodificação de um guião intencional, de orientação e registo, que assumiu uma natureza abrangente e multidisciplinar. Esta atividade, para além de desenvolver o sentido de pertença a um passado, permitiu estimular a observação, a comparação, a interpretação e o raciocínio crítico, assim como desenvolver o sentido estético, despertar a curiosidade e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. Foi uma manhã muito gratificante para alunos e professores, com grande impacto na motivação para a aprendizagem. Marcada por um grande entusiasmo, esta iniciativa contou com o empenho e a colaboração de todos, tendo cumprido plenamente o seu propósito.

visita museuazulejo4

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais uma experiência inesquecível.

 

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech