User Rating: 0 / 5

Júlio Pomar - O Risco

 pintura juliopomar

Documentário (2005) biográfico sobre um dos mais importantes pintores portugueses contemporâneos. Ao longo de 59 minutos acompanhamos o percurso do artista através do seu testemunho na primeira pessoa e com depoimentos de pessoas de vários quadrantes da sociedade, entre eles António Lobo Antunes, Siza Vieira, Mário Soares, Vasco Graça Moura, vários críticos de arte, galeristas, entre outros.

Documentário

Documentário Biográfico


Ver vídeo numa nova janela...

RESUMO - Documentário Biográfico

O percurso de Júlio Pomar é feito de ruturas e regressos. Abandona a Escola de Belas Artes devido a uma suspensão. Lidera o movimento neorrealista. É preso. Faz viagens e descobre os seus grandes mestres. Instala-se em Paris. Desagrada-se com a pintura e destrói telas. Pratica cores lisas e contornos definidos mas também pintura livre e gestual. Faz colagens. Pinta erotismo. Decora espaços públicos. Ilustra grandes obras da literatura universal. Faz retratos polémicos. Gosta de rir e de viver. Apanha um susto e renasce para a vida. Pinta grandes formatos. Expõe em várias cidades do Mundo. É condecorado. Recebe prémios. Embarca nos mitos e odisseias. Marca o eterno retorno a D. Quixote. Faz esculturas.
Ao longo de mais de 60 anos, Júlio Pomar rompe, renova, renasce, recomeça. Sem medos. Sem amarras. Sem concessões. Rindo de si próprio e da seriedade humana. Enfrentando os desafios e as partidas da vida com a força de quem adora viver e detesta ser obrigado a fazer o que não quer. Com a determinação que é necessária para poder dizer com toda a liberdade: "faço o que me apetece". É assim Júlio Pomar, o pintor que gosta de pisar o risco. O artista que nunca procurou o caminho fácil e que está sempre à frente da opinião, mesmo quando o caminho parecia já garantido. O pintor contracorrente com um pé no Mundo e outro na história da arte portuguesa. O homem que vai ao museu visitar a família. O bicho solitário que precisa de companhia. O pintor/ poeta que gosta de chegar a Paris como gosta de chegar a Lisboa, sem angústias, porque o tempo não chega para isso. A criança que um dia sonhou ter a liberdade de poder decidir.

Referências

Documentário "Júlio Pomar - O Risco". (2018). YouTube

Júlio Pomar | Baseado Numa História Verídica T2 Ep10. YouTube

A aventura artística de Júlio Pomar - Ensina RTP