Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo!   Click to listen highlighted text! Selecione qualquer texto do Portal Álvaro Velho para ouvi-lo! Powered By GSpeech
Home
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

Acessos_Rápidos

 

 

ajuda

icon.calendarioescolar

DESTAQUES

User Rating: 0 / 5

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento - exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos"

pavconhecimento2020 collage

No passado mês de fevereiro, dias 7, 11 e 14, respetivamente, os alunos do 6.º ano da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, com o propósito de visitarem a exposição "Pum! A vida secreta dos intestinos".

Esta exposição baseada no best-seller da médica gastroenterologista alemã, Giulia Enders “A vida secreta dos intestinos”, que ganha vida em 3D, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie, o maior museu de ciência francês, e pretendeu, de forma lúdica, mostrar com detalhe o mundo fascinante dos intestinos e a incrível história dos milhares de microrganismos que neles habitam.

Promovida pelos Grupos Disciplinares de Matemática e Ciências Naturais, esta visita de estudo teve como objetivos, oferecer aos alunos uma perspetiva educativa sobre a forma como os intestinos condicionam o nosso bem-estar físico e emocional e como podemos ajudar a melhorar todo o processo de digestão, dar a conhecer a estreita conexão cérebro-intestino e a importância da microbiota intestinal no nosso organismo, assim como sensibilizar para as intolerâncias alimentares e as alergias.

Os cenários coloridos foram certamente uma das maiores atrações para conhecer a nova mostra composta por 31 módulos interativos e dividida em três módulos – visita guiada à digestão, o mundo dos micróbios intestinais e o bem-estar do intestino – que satisfizeram a curiosidade de todos.

Quando nos deixamos contagiar pela ciência e pela curiosidade, há lugar a criar, experimentar, construir, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. A Oficina Dóing colocou à disposição dos alunos, atividades para makers, curiosos e engenhosos, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas. Os alunos tiveram também oportunidade de participar na exposição Explora, uma ”verdadeira floresta de fenómenos naturais”, dividida em cinco áreas temáticas: luz, visão perceção, ondas e sistemas complexos. Foi uma tarde marcada por um conjunto de experiências e vivências que despertaram nos alunos o gosto pela descoberta e exploração e que contribuíram seguramente para o enriquecimento do seu percurso académico. O entusiasmo e a interação dos nossos alunos são o reflexo de mais uma iniciativa bem-sucedida!

pavconhecimento1

O Departamento de Matemática expressa o seu agradecimento a todos os professores, pela participação empenhada no acompanhamento dos alunos, contribuindo para mais um dia memorável.

 

TOP 20 Etiquetas

GALERIA_1

Recursos

icon.recursos2

Escolas

Documentos_Orientadores

icon.docsorientadores

Contactos

icon contactos

Manuais_Adotados

icon.manuais

Orgãos_de_Gestão

Páginas_Temáticas

Patrono

icon.patrono

Lavradio

BRR lavradio

Património_Local

icon patrimonio

Património_Religioso

church

Património_Natural

natural

Click to listen highlighted text! Powered By GSpeech

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados