Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL
Abrir Painel

Destaques

User Rating: 0 / 5

User Rating: 0 / 5

Projeto Libert'arte 2018

IMG Surf 20180424 083827 processed

No âmbito do Projeto Libert'arte 2018 numa iniciativa da CMB em articulação com o AEAV, foram elaboradas diversas mantas de retalhos, coloridas e práticas, que serão oferecidas aos utentes dos Centros de Dia do concelho do Barreiro.

O Agrupamento Álvaro Velho agradece a generosidade de todo o pessoal docente, não docente e alunos que de forma abnegada contribuíram para mais esta iniciativa, fortalecendo assim a identidade solidária do Agrupamento para com a sua comunidade educativa (ver artigo relcionado - Projeto Libert'arte 2018).

User Rating: 0 / 5

Matrículas para o Ensino Pré-Escolar e 1.º ano de 2018/ 2019

matriculas

Informação para os encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-escolar e 1.º CEB, das escolas do Agrupamento:

  • EB1 /JI N.º 1 do Lavradio, Barreiro
  • EB1/JI N.º 2 do Lavradio, Barreiro
  • EB1/JI dos Fidalguinhos, Lavradio, Barreiro

Quando?

PRAZO

O prazo de matrículas para o Ensino Pré-Escolar e para o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do ano letivo de 2018/ 2019 decorrerá entre 15 de abril e 15 de junho de 2018.

LOCAL

Pela Internet: acederwww.portaldasescolas.pt, desde que possuidor de leitor de cartão de cidadão ou nos serviços administrativos da escola sede.

HORÁRIO

Todas as 2ªs; 4ªs e 6ªs feiras das 10:00h / 12:00h – 14:30 / 16:00h.

Documentos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA

Para a realização da matrícula de forma presencial nos serviços administrativos daEscola Álvaro Velho serão necessários os seguintes documentos:

Do aluno

  • Cartão do Cidadão e os respetivos códigos de autenticação (original);
  • 1 fotografia;
  • Comprovativo da morada (certidão de domicílio fiscal, obtida no portal das finanças)
  • Declaração de escalão de Abono de Família;
  • Boletim de Vacinas, para verificação;
  • Relatório médico de acordo com CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade) caso a criança tenha Necessidades Educativas de Carácter Permanente (Dec. Lei n.º 3/ 2008 de 7 de Janeiro).

Do Encarregado de Educação/ Mãe/ Pai

  • Cartão do Cidadão e os respetivos códigos de autenticação (original) ;
  • Cópia de documento da regulação do poder paternal decidida pelo Tribunal (emcaso de parti lha da guarda legal do aluno) .

Caso não possua Cartão do Cidadão deverá trazer cópia da seguinte documentação:

Do aluno

  • 1 fotografia;
  • Bilhete de Identidade;
  • Cartão SNS;
  • N.º de Identificação da Segurança Social;
  • N.º de Identificação Fiscal.

Do Encarregado de Educação/ Mãe/ Pai

  • Bilhete de Identidade

Candidatura

CANDIDATURA A SUBSÍDIO DE ESTUDO

Os interessados devem preencher o boletim de candidatura, juntando uma cópia do documento com o escalão do abono de família que lhes foi enviado, no presente ano, pela Segurança Social ou pedir declaração atualizada nos serviços, caso seja trabalhador da Função Pública.

Listas

PRAZOS PARA AFIXAÇÃO DE LISTAS NA ESCOLA SEDE DO AGRUPAMENTO

  • Até 5 de julho - Lista dos alunos inscritos.
  • Até 20 de julho – Lista de alunos admitidos.

Outras Informações

  1. A matrícula é obrigatória para os alunos que completem 6 anos de idade até 15 de setembro de 2018.
  2. O pedido de matrícula é apresentado, preferencialmente, via Internet, ou de modo presencial no Agrupamento de Escolas Álvaro Velho.
  3. Os alunos que completem os 6 anos de idade entre 16 de setembro e 31 dedezembro de 2018 são autorizados a efetuar o pedido de matrícula, a título condicional, se tal for requerido pelo encarregado de educação.
  4. Os alunos mencionados no ponto anterior poderão não ter assegurada a entrada, imediata, no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, dependendo a sua aceitação definitiva da existência de vaga nas turmas já constituídas, depois de aplicadas as prioridades definidas no artigo 11º do Despacho normativo nº 6/ 2018, de 12 de abril (ver anexo).
  5. Os encarregados de educação dos alunos que se encontram na situação exposta nos pontos 3. e 4. deverão efetuar simultaneamente a matrícula no 1.º ano do 1.º Ciclo e a renovação da matrícula no Jardim de Infância.
  6. No ato da matrícula, o encarregado de educação deve indicar, por ordem de preferência, cinco estabelecimentos, pertencentes ou não ao mesmo Agrupamento, mas apenas aqueles cuja frequência é pretendida.
  7. As vagas existentes em cada escola são preenchidas segundo o disposto no artigo 11º do Despacho normativo nº6/ 2018, de 12 de abril (ver anexo).

Consultar Despacho Normativo n.º6/ 2018, de 12 de abril (ver anexo).

Anexos:
Download this file (Despacho_normativo_ n6_2018.pdf)Despacho Normativo n.º 6/ 2018[Diário da República, 2.ª série — N.º 72 — 12 de abril de 2018]269 kB

User Rating: 0 / 5

Projeto Libert'arte 2018 - Manta de Retalhos Solidária

SAM 9592

No âmbito do Projeto Libert'arte cada turma da escola E.B.1/J.I. n.º 1 do Lavradio realizou uma manta de retalhos usando tintas para tecido, botões e outros materiais adequados. Os "pequenos artistas" decoraram a manta a seu gosto e eis os resultados finais: mantas coloridas, confortáveis e práticas que serão oferecidas aos utentes dos Centros de Dia do concelho do Barreiro. As mesmas estarão em exposição, no Parque da Cidade, na noite de 24 para 25 de abril de 2018 e durante a XVII Feira Pedagógica do Barreiro.

20180313 145611 20180316 122020 20180420 094128 20180420 094358
 20180420 094628  20180420 094801  20180420 095412  20180420 095825
 20180420 100038  20180420 100626  SAM 9598  SAM 9600

Todos os participantes estão de Parabéns por mais um projeto realizado!

User Rating: 0 / 5

Grutas de Santo António - Visita de Estudo

IMG 20180419 WA0024

Visita de estudo às Grutas de Santo António no dia 17 de abril com todas as turmas do 7° ano. Esta visita de estudo proporcionou aos alunos a oportunidade de melhor compreenderem as ligações entre os conceitos e modelos explicativos estudados nas aulas das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química. Os alunos, divididos em grupos e acompanhados por um guia, visitaram as grutas, mostrando muita animação, curiosidade e espanto perante a rara beleza das inúmeras estalactites e estalagmites, com tetos únicos e de cores inesperadas. Também os pequenos lagos e minerais observados enquadrados naquela paisagem única proporcionaram aos nossos alunos momentos especiais. Observaram, analisaram e identificaram as formações geológicas típicas de uma paisagem cársica. Foram sensibilizados para a preservação dos geossítios.

Outros...

  • Reconhecer caraterísticas e propriedades das rochas sedimentares.
  • Compreender a ação dos agentes erosivos.
  • Compreender os processos naturais que envolvem precipitação ou dissolução de sais.
  • Verificar como vivem, se orientam e  alimentam os morcegos que habitam a zona.
  • Reconhecer a Terra como um planeta dinâmico.
  • Refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
  • Contactar com a prática do estudo in loco.
  • Promover a socialização entre pares.

User Rating: 0 / 5

9.º Ano e agora?- Vamos às Escolas!

 Foto Moita

Realizou-se no dia 18 de abril, mais uma visita no âmbito da atividade  "9º Ano e agora?- Vamos às Escolas!", dinamizada pelo Serviço de Psicologia, com a visita à Escola Técnica Profissional da Moitaque envolveu os alunos do 9º ano. Mais uma vez, proporcionou aos jovens uma proximidade com a realidade escolar e profissional do ensino secundário.

Agradecemos a todos os alunos e professores que participaram na visita. 

A Psicóloga Ana Raínho

User Rating: 0 / 5

Centro de Ciência Viva do Alviela - Visita de Estudo

alvielaCollagecartoon

No dia 17 de abril de 2018 os alunos das turmas do 7.º ano, visitaram o Centro de Ciência Viva do Alviela. Esta visita de estudo proporcionou aos alunos a oportunidade de melhor compreenderem as ligações entre os conceitos e modelos explicativos estudados nas aulas das disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química.

IMG 20180419 WA0038

  • No Centro de Ciência Viva do Alviela, os alunos puderam realizar algumas experiências com testes químicos rápidos (colorimétricos) para deteção de algumas substâncias existentes nas águas da nascente do Alviela e da ribeira dos Amiais.
  • Os alunos fizeram também, num simulador de realidade virtual, (plataforma robotizada que acompanha os movimentos do filme) uma viagem de 175 milhões de anos de alterações geológicas pela Serra de Aire e navegam dentro de rios subterrâneos e grutas da zona. Também puderam ver um filme em 3D para mostrar as variações do clima da região ao longo das quatro estações do ano e as diferenças que estas imprimem no funcionamento da nascente do Alviela, Visitaram uma exposição interativa que lhes permitiram perceber o que acontece às águas da chuva e o seu efeito na circulação subterrânea das águas, assim como o  que aconteceria aos cursos de água subterrânea se fosse derramada gasolina sobre uma região calcária.
  • Os alunos reconheceram a Terra como um planeta dinâmico, compreenderam a relação entre os subsistemas terrestres, a acção dos agentes erosivos e a acção antrópica no sistema Terra
  • No quiroptário foi permitido aos alunos realizarem inúmeras atividades que lhes permitiram conhecer melhor os morcegos.

O espaço onde se insere este Centro de Ciência Viva é amplo, com cursos e pequenas quedas de água o que lhe confere uma beleza muito particular. Foi em contacto com a natureza que os alunos e professores acompanhantes almoçaram.junto à praia fluvial de Alviela.

User Rating: 0 / 5

IX Campeonato Internacional Supertmatik de Cálculo Mental – Fase Escolar

SUPERTMATIK calculomental

No âmbito do Plano Plurianual de Atividades do Departamento de Matemática, decorreu no passado dia 18 de abril, pelas 15:00, na Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de Álvaro Velho, o IX Campeonato Internacional Supertmatik de Cálculo Mental – Fase Escolar, iniciativa desenvolvida em parceria com a editora EUDACTICA, especialmente dedicada ao desenvolvimento de materiais didáticos estimuladores da agilidade mental. Destinado a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, este campeonato teve como propósito incrementar o gosto pela aprendizagem da Matemática; contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos; fomentar o interesse pela prática do cálculo mental; detetar e divulgar talentos nesta área; desenvolver destrezas numéricas e de cálculo e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.

A competição aliou as componentes didática e lúdica numa fórmula geradora de motivação para o processo de ensino e aprendizagem em ambiente de muita emoção e adrenalina, próprias das grandes competições. O balanço da atividade foi bastante positivo, contribuindo para a partilha de estratégias de cálculo mental, bem como para um convívio saudável entre os alunos. A equipa organizadora do evento congratula todos os alunos participantes pelo seu entusiasmo e desempenho.

Esta competição foi disputada em dois escalões correspondentes ao segundo e terceiro ciclos do ensino básico, tendo sido apurados os campeões, vice-campeões e terceiros classificados de cada escalão de competição que irão representar a escola na Grande Final Online, perspetivando-se o seu agendamento para uma data compreendida entre 23 de abril e 18 de maio 2018. Esta prova constará de 3 tentativas com vista à obtenção do melhor tempo no jogo online, sendo que este será contabilizado para efeitos de posicionamento no ranking internacional SuperTmatik 2018, cujos resultados serão divulgados em www.eudactica.com, no dia 23 de maio de 2018. Os alunos poderão treinar online na aplicação superTmatik online, encontrando-se também disponível, um vídeo da prova modelo para que os alunos conheçam o tipo de prova que irão realizar antes de jogarem a Grande Final Online.

User Rating: 0 / 5

Orelhas de Borboleta - pré-escolar da Escola EB JI/ 1.º Ciclo dos Fidalguinho

IMG Surf 20180418 130232 processed

No seguimento de iniciativa iniciada no 2ª Período, a professora Carla Cruz [Inglês - 2ª Ciclo], com o apoio dos professores bibliotecários, levaram a história “Orelhas de Borboleta” no passado dia 17 de fevereiro aos alunos das salas do pré-escolar da Escola EB JI/ 1.º Ciclo dos Fidalguinho, fechando assim o ciclo da apresentação deste mágnifico conto a todas as salas do Pré-Escolar do nosso Agrupamento. À professora Carla Cruz e aos professores biblotecários, os nossos agradecimentos.

 Contada e representada de forma cativante pela professora Carla Cruz, prendeu a atenção dos mais pequenos que participaram com muito entusiasmo.

«- A Mara é orelhuda! - Mãe, tu achas que eu sou orelhuda? - Não, filha. Tens é orelhas de borboleta. - E como são as orelhas de borboleta? - São orelhas que revoluteiam na cabeça e pintam as coisas feias de mil cores.»

Colocaram-se questões como ter as orelhas grandes, o cabelo rebelde, ser alto ou baixo, magro ou rechonchudo... até a mais insignificante característica que pode ser motivo de troça entre as crianças. A história transmite várias mensagens, nomeadamente a importância de saber converter em positivo aquilo que para outros é motivo de gozo, valorizando as características que nos diferenciam dos outros e que nos distinguem como seres especiais e únicos, bem como o papel da família na formação dos mais novos.