Agrupamento
KIOSK(ext)
WEBMAIL

Votos do utilizador: 4 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa
 

Projeto Fénix

 

icon fenixlogo

 

O Projeto Fénix surgiu no Agrupamento Campo Aberto, Beiriz, resultante de uma forte motivação, em proporcionar condições para que todos os alunos possam efetuar aprendizagens e consolidem saberes. Mais do que combater o insucesso, interessa qualificar esse sucesso, dando-lhe novas dimensões e horizontes de sustentabilidade.


É um desafio ambicioso que exige determinação, rigor e trabalho de equipa, no qual alunos, professores e pais se comprometem.


Este projeto assenta num modelo organizacional de escola que permite dar um apoio mais personalizado aos alunos que evidenciam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, ou outra identificada pela escola de acordo com a taxa de sucesso.


De uma forma sucinta, este modelo consiste na criação de Turmas Fénix - ninhos nos quais são temporariamente integrados os alunos que necessitam de um maior apoio para conseguir recuperar aprendizagens, permitindo um ensino mais individualizado, com respeito por diferentes ritmos de aprendizagem o que se tem vindo a revelar uma estratégia de sucesso educativo.


Os ninhos funcionam no mesmo tempo letivo do que a turma de origem, o que permite não sobrecarregar os alunos com tempos extra de apoio educativo.


Assim que o nível de desempenho esperado é atingido, os alunos regressam à sua turma de origem. Paralelamente, também são criados ninhos para alunos com elevadas taxas de sucesso de forma a permitir o desenvolvimento da excelência.


As escolas que adotaram este modelo têm um acompanhamento de proximidade do Agrupamento de Escolas de Campo Aberto, Beiriz, e um acompanhamento científico da Universidade Católica Portuguesa.

 

Estratégias de sucesso educativo no Agrupamento Álvaro Velho

 

Integrado no programa Mais Sucesso Escolar, o projecto Fénix, implementado no agrupamento em 2009, visa a promoção do sucesso escolar e a prevenção do abandono escolar precoce.

 

A monitorização e avaliação deste projeto têm permitido verificar os impactos do mesmo na melhoria do processo de ensinoaprendizagem e, consequentemente, nos resultados escolares.

 

 

Antes do Fénix Com o Fénix
  • Taxas de sucesso inconstantes e mais baixas nas disciplinas de Português, Matemática , Ciências Físico-Químicas e Inglês
  • Turmas heterogéneas e consequente dificuldade em implementar diferenciação pedagógica
  • Aulas de apoio ou reforço curricular para os alunos com mais dificuldades – acréscimo da carga letiva semanal dos alunos
  • Melhoria das taxas de sucesso no ano de escolaridade abrangido pelo projeto, mesmo nas disciplinas de maior insucesso
  • Turmas mais homogéneas e criação de “ninhos” que facilitam a diferenciação pedagógica - a frequencia do “ninho” não aumenta a carga letiva semanal dos alunos
  • Os alunos com mais dificuldades continuam a ter a oportunidade de frequentar aulas de apoio, reforço curricular e sala de estudo.

 

 

Ninho Fénix


Nas disciplinas de Português, Matemática, Inglês e Ciências Físico Químicas, os alunos são agrupados por níveis de aprendizagem quer pertençam à mesma turma ou a turmas diferentes. A constituição do ninho assumirá caráter temporário. Quando o desempenho esperado é atingido os alunos regressam à sua turma de origem e outro grupo de alunos integra o ninho (rotatividade).

 

  oqueesperar

 

IMPACTOS

  • Melhoria do sucesso e qualidade do ensino-aprendizagem
  • Igualdade de oportunidades
  • Prevenção do abandono escolar
  • Melhoria das práticas do trabalho colaborativo entre professores